O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Warton Santos, visitou as instalações da secretaria nas cidades de Piripiri e Pedro II. Ele conheceu as ações governamentais voltadas para a exploração da opala.
O plano é levar o Programa de Arranjo Produtivo Local da opala de Pedro II para outros 46 municípios que devem receber incentivos do governo do Estado. Um Centro Tecnológico, semelhante ao de Piripiri deve ser levado para pelo menos mais três cidades.
O Centro Tecnológico de Piripiri também possui excelentes instalações e equipamentos. De acordo com o secretário, o Centro deve expandi-lo em cidades como Picos e São Raimundo Nonato e numa cidade dos Cerrados, que pode ser Bom Jesus.
Os projetos da Associação de Joalheiros e Lapidários de Pedro II, representada por Surlene Almeida; Cooperativa de Garimpeiros de Pedro II, representada por José Cícero; e a Associação para a Indicação Geográfica da Opala, representada por Juscelino Sousa também contam com equipamentos de lapidação.
Fonte: Portal AZ – Turismo Online