O município de Pedro II vai ganhar centro para lapidação de opalas. A 195 quilômetros de Teresina, a cidade será munidade com equipamentos específicos e cursos de treinamento para a população local que trabalha com a opala, pedra preciosa encontrada apenas na Austrália e na cidade piauiense.
Ao todo, os equipamentos para lapidação utilizados no centro já foram adquiridos e custam R$ 400 mil. Ainda é necessárioa reforma do prédio que receberá o projeto, que foi cedido em modelo de comodato pela Kolping de Pedro II. Até o Festival de Inverno de Pedro II, que acontece no mês de junho, o centro deve ser inaugurado.
O espaço dará apoio tecnológico aos joalheiros e também servirá como ponto de capacitação para novos lapidários da região fazendo com que haja a troca de experiências entre os profissionais de Pedro II. De acordo com Marcelo Morais, assessor técnico da Sedet, o planejamento consiste em montar turmas de 20 participantes para aprender técnicas de lapidação com profissionais de fora do estado, mas também com profissionais experientes da áerea. Serão investidos R$ 1 milhão para a implantação do centro em Pedro II.