Palestras sobre a Biodiversidade do Parque: Primeiros resultados e Perspectivas; Preservação dos Registros Rupestres da unidade e a Geologia do Parna de Sete Cidades vão comemorar os 50 anos do Parque Nacional de Sete Cidades. Nesta quarta-feira (08) de junho de 2011, o Parque localizado entre os municípios de Piracuruca e Brasileira, região Norte do Piauí será tema de palestras realizadas no auditório CCN/ UFPI para avaliar a criação do Parna e as ações do ICMBio.
O evento terá apoio da Semar-PI, do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (CCN/UFPI), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Ibama-PI. O evento contará com exposição de foto e livros sobre o Parna de Sete Cidades e ainda com a 1ª Mostra de Pesquisas da Unidade. Além disso, oficinas sobre educação patrimonial e feira de produtos das comunidades também farão parte do encontro.
O PARQUE
OParque Nacional das Sete Cidades possui uma área de 6.221,48 ha com um perímetro de 36 Km.
Com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de importância ecológica e potencial turístico, o Parque foi criado também para possibilitar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e do turismo ecológico.
O cerrado, com espécies como murici, cascudo, lixeira, bacuri, pequi e pau-terra, são a flora típica do Parque vistas com facilidade. Na caatinga também encontram-se juazeiros, juremas, aroeiras e cactos, como o xique-xique e a coroa-de-frade.