Com uma das maiores coleções de arte rupestre do mundo fica no interior do Piauí, a apenas 530 km de Teresina. O Parque Nacional da Serra da Capivara tem nada menos que 600 sítios arqueológicos dentro do Parque Nacional, sendo 170 abertos para a visitação. Entre as peças estão registros de ocupação humana que, segundo estudos de arqueólogos e antropólogos, pode chegar até a 100 mil anos de antiguidade.
Na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a viagem começa pela cidade de São Raimundo Nonato. Sem um guia turístico o passeio não pode ser feito. O acompanhamento de um desses profissionais são aulas sobre a fauna, flora e história do local. Além disso, devido às dimensões do Parque, é necessário o uso de um automóvel para explorá-lo.
Com boa sinalização, as trilhas levam à paredões de pedras com desenhos que retratam animais, cenas da vida pré-histórica, como danças, lutas, caça, sexo e parto. Sem deixar no Parque Boqueirão da Pedra Furada, é relevante dizer que é preciso reservar uma tarde para visitá-lo. É o sítio-modelo de escavação arqueológica da região. Nesta parede de pedra estão duas das mais famosas pinturas da Serra da Capivara: os dois animais símbolo do parque e o singelo “Beijo”. O Parque também pode ser reservado com antecedência, para que o visitante veja o paredão com iluminação especial.